TFG - Requalificação de um Espaço Público dentro de um Centro Urbano com a Implantação de um Centro Cultural em Brusque-SC (Elaborado no Revit, Sketch Up, Illustrator e InDesign)
Décimo semestre de arquitetura e urbanismo. Trabalho Final de Graduação, Projeto de um Centro Cultural.
Esse Trabalho Final de Graduação (TFG) é destinado a apresentar uma proposta de um Centro Cultural que substituirá uma edificação já existente em uma área hostil às margens do Rio Itajaí Mirim, situada na cidade de Brusque – SC.
Sobre o conceito de centro cultural, segundo Neves (2013):
Os centros culturais são instituições criadas com o objetivo de se produzir, elaborar e disseminar práticas culturais e bens simbólicos, obtendo o status de local privilegiado para práticas informacionais que dão subsídios às ações culturais. São espaços para se fazer cultura viva, por meio de obra de arte, com informação, em um processo crítico, criativo, provocativo, grupal e dinâmico.
JUSTIFICATIVA
Centro Cultural é um equipamento informacional que tem como objetivo propiciar cultura aos diferentes agrupamentos sociais dentro de um espaço urbano, criar vínculos com a sociedade e os eventos locais procurando sempre estimular a sua integração.
Os ambientes culturais impulsionam as pessoas ao descobrimento do compreender, do conhecer e ter a percepção do que procuram, além de proporcionar atividades referentes à informação, discussão e criação de modo acessível.
As locações desses equipamentos pelo governo tinham como principal objetivo, recuperar um espaço dentro de um centro urbano através da cultura, da disponibilização de espaços de interação, pelo meio de atividades educativas, estimuladores de arte, meios de informações disponibilizadas pela instituição e etc.
Ao frequentar a área com mais intensidade, notou-se que, a infraestrutura existente ali no entorno do local escolhido, apresenta críticas em relação à qualidade de serviços, espaços urbanos atrativos dentre eles, espaços de lazer e cultura.
“A taxa de ocupação do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof aos fins de semana está quase em 100% para 2016. Estão programados para este ano 45 eventos, 29 já confirmados e 16 que ainda aguardam alguma pendência.”
O Município, Brusque, 29 de janeiro de 2016.
Tendo o pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof com sua agenda carregada de eventos e como situação atual a ausência de espaços adequados para a prática da cultura e lazer, torna-se viável a escolha de projetar um Centro Cultural para a cidade de Brusque.
Eventos no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof
Mercado de Pulgas, Feijoada Solidária, Exposição Estadual de Orquídeas, Baile de Páscoa, Feirão de Imóveis, Feira de Móveis, Decorações Casa SC, For Truco Brusque, Fórum Sindical de Trabalhadores de Brusque e Região, Pro negócio – Primavera Verão, Encontro Nacional de Motos 2 Tempos, Encontro Regional da Melhor Idade, Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), Brusque Motor Cycle – Encontro Sul Americano de Motocicletas, Encontro Quadrados de Brusque, Festival Nacional da Cuca, Feira Têxtil (Fecatex), Rodeio Crioulo Nacional de Brusque, Aniversário de Brusque, Brusque Car Club – 9º Encontro de Carros Antigos, Encontro da Melhor Idade Brusque – 156 anos, Rodada de Alto Verão, Feira de Aves e Pequenos Animais, Festival Catarinense da Costela – Etapa Brusque – Costelaço do Trida, Festa Nacional do Marreco (Fenarreco), Preview Inverno, Mercado de Pulgas, Exposição de Orquídeas, Torneio de Canto de Pássaro.
OBJETIVO GERAL
Conduzir o espaço de modo que se torne um ponto central entre Centro I e Centro II, com a intenção de recuperar o sítio urbano em tese através da integração das duas partes, amenizar o impacto visual que é provocado pelas duas torres de edifícios confrontantes com a área escolhida (Rio Duplex e o Solarium) dar permeabilidade visual ao lugar e conduzir o projeto para que sirva de apoio ao pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
Comentários
Postar um comentário